sábado, 20 de setembro de 2014

Diário da saudade - Dias 24 e 25


Dias 24 e 25 - 19 e 20/09


Para ler ouvindo o silêncio.






Minha saudade é tanta que me sinto monotemática. Me sinto também um pouco triste e um pouco assustada com a perspectiva de ir embora. Outubro vai chegando. Metade da nossa jornada longe um do outro já foi. Enfrentamos. Falta a outra metade. Agora acabou o ensaio e é pra fazer valendo: arrumar as coisas, desocupar a minha casa, dar até logo para os amigos, a família, os meus gatos. Eu deixarei em Brasília tudo o que foi minha referência e minha identidade ao longo de uma vida. Você já é mais acostumado a mudanças. Minha máxima mudança foi sair da casa da minha mãe.

Agora, atravessar um oceano por amor. Com algumas coisas identitárias na bagagem. Um quadro da Giulietta Masina, minha câmera fotográfica, uma Nossa Senhora Aparecida feita de palha, minhas guias, talvez uma das minhas bonecas. Roupas, minhas e do bebê. O que levar para uma nova vida? O que já não cabe mais? O que ainda faz sentido, mas não é possível e prático levar? Como se desfazer desses objetos que nos denotam?

Há coisas das quais não nos desfazemos. Que seguem conosco seja lá qual for o destino. Quais são as suas coisas identitárias? O exercício que tenho feito, e que é bonito, é desconstruir esses objetos até perceber qual é a essência que eles carregam, até ver que essa essência é minha. Que teve a forma de uma boneca negra, de um espírito-santo de fuxico e chita, de um quadro. Os objetos são o que são pela carga de afeto que depositamos neles, não é?

A cada processo de mudança em que tenho que entrar em contato com o apego, revisito Bacherlard e sua poética. Juntos, passeamos pela casa. Os cantos, as miniaturas, as imagens do profundo. O que há nesses objetos que eu amo? Arrisco: fé, cultura popular, poesia, brasilidade. Amor, oratórios, passarinhos e pequenezas. 

Um coração feito de rio e da leveza (e força) das águas.

Escrevo para você e, pensando agora em identidade, me lembrei de um poema maravilhoso da Viviane Mosé. Acho que li para você um dia, quando acordamos. Acho, até, que reforcei que era um poema que falava muito de mim. Diz assim:

Eu poderia chorar coisas assim:
Corre um rio de minha boca corre um rio de minhas mãos.
Dos meus olhos corre um rio.

Na verdade sofro de excessos, que me dão certo vocabulário
Como derramar, escorrer, atravessar.
Tenho a impressão de que tudo vaza em sobras.
Tenho dificuldade em caber.

Pra caber mais derramo por nada derramo sem motivo.
Vou acalmar meu excesso, pensei
Ministrando doses diárias de barcos ancorados ao sol,
Rodeados por pequenos pássaros em busca de restos de peixe.

Águas se lançando sobre as pedras e um vento que parece vivo,
Como se tivesse a intenção de às vezes fazer agrados
Em minha pele.

Meu rosto tem muita simpatia por ventos,
Reconhece certos humores próprios a vento.
Gosto de coisas que se movem.

Por isso aprecio rios e não sou tanto assim apegada a mares.
E árvores.
Se bem que tenho enorme ternura por bois
Fincados no pasto como palavras no papel.

Palavras são estacas fincadas ao chão.
Pedras onde piso nessa imensa correnteza que atravesso. 



Entender cada imagem desse poema é entender quem eu sou. Para além do retrato, sabe? O más alla, alma adentro. E eu quero que você acesse este lugar.

Sejam sempre bem-vindo, J., a esse coração de rio.



Um beijo com todo o amor que houver nessa vida,

D.










Nenhum comentário:

18 dias no Japão

Foram 18 dias de sonho e muitas caminhadas pelo Japão. Começamos por Tokyo, onde ficamos por 4 dias. A ideia era entrarmos em contato com c...