segunda-feira, 21 de setembro de 2009

urbana legio omnia vincit!

Ontem foi um dia de pura nostalgia para mim, com a aparição "surpresa" da Legião Urbana no Porão do Rock. Surpresa entre aspas porque todo mundo já sabia que eles apareceriam. Há semanas corriam os boatos de que o Toni Plantão cantaria no lugar do Renato Russo, mas foi melhor ainda! Pensem num show com Dado, Bonfá e vários vocalistas "amigos" da Legião se revezando...ai ai! :) Bom demais!

O show começou meio sem alarde, com umas entrevistas de Dado, Bonfá e RR sendo exibidas no telão, assim como quem não quer nada, sem ninguém anunciar nada. De repente, depois de Renato Russo mandar um "A verdadeira Legião Urbana são vocês", começa Tempo Perdido. Eu, que já fui esperando pelo show, fiquei meio sem acreditar que era de verdade. Completamente surreal ver todo mundo cantando junto, de coração, músicas que ficaram tão lá na minha (na nossa) adolescência. Inevitável ficar com um nó na garganta, choro contido...é realmente emocionante ver como as músicas da Legião ainda tocam!

Eu, baixinha, não consegui enxergar lá muito do que se passava no palco. O ápice foi quando o Igor me colocou nos ombros, bem na hora de Eu Sei e Pais e Filhos. Bom demais ver aquela multidão toda cantando junto. Nostálgico, enérgico...pulei que nem uma macaca, fiz as dancinhas punks dos tempos de carnarock com o Lan e o Reginaldo, parecíamos três adolescentes doidões.

Em um segundo, todas as lembranças chegaram: passar o recreio cantando Legião no fundo da sala de aula, rodinhas de violão, escrever "força sempre" de liquid paper na mochila, achar que o Renato Russo tinha traduzido o que minha incomunicabilidade não me deixava traduzir, camiseta da Legião, ICQ até tarde falando de música, ir até Caldas Novas para ver os Paralamas tocarem (super groupie!), deitar no pilotis do prédio onde o Renato Russo morou e sentir que estava me conectando com o cosmos, fazer o percurso das locações das músicas, pesquisar os códigos cifrados, as referências por trás das letras...tanta coisa, tantas memórias vindo ao mesmo tempo que foi impossível não ficar emocionada.

Eu andava me sentido sem energia nos últimos tempos, mas esse show me reconectou com coisas que me deixam deveras feliz. Para não esquecer. Quando a vida fizer cara feia pra você, dance um punk rock com ela, faça suas próprias colagens de memórias boas. Garanto que melhora!

3 comentários:

The Wizard disse...

Entendo muito bem o que diz. Somente o fato de estar no Porão do Rock remete-me a adolescência. Nós que não acompanhamos a vida do Renato, mas que ouvimos tanto sua discografia... na real, ele sempre esteve presente, não é?
Lembro que você me emprestou um cd da Legião um dia. Na verdade pro Mário, mas fui eu que ouvi! E antes que pergunte que estranho ser é este que se atreve por aqui, sou o Henrique, irmão daquele. Lembra? hahaha Achei seu blog nem sei como, mas gostei muito. Parabéns Dany!

Anônimo disse...

Olá...ao ler seu comentário sobre Renato Russo, Legião Urbana, adolescência...me senti você por alguns instantes. Que saudades daquele tempo... :P

antonio rafael TELES, BAURU,SP, BRASIL. disse...

Olá! não tive a dádiva de curtir legião urbana na minha adolescência, porque eu sou da geraçao filhos que amam legião.(Inclusive vou tatuar: URBANA LEGIO OMNIA VINCIT), Mas confesso que suas palavras tao bem ilustradas me fizeram lembrar de tudo que a L.U significa pra mim... Espero ainda um dia ver ao menos DADO E MARCELO tocando e realizando um SONHO de mais um orfão!!!

18 dias no Japão

Foram 18 dias de sonho e muitas caminhadas pelo Japão. Começamos por Tokyo, onde ficamos por 4 dias. A ideia era entrarmos em contato com c...