segunda-feira, 21 de setembro de 2009

análise da imagem



Li hoje uma matéria no jornal online Extra, em que a Fernanda Torres admite ter usado cocaína por muitos anos, e confesso que ainda não digeri muito bem. O que me chamou a atenção não foi o fato dela abrir a lombra pra geral, mas sim a foto bizarra que ilustra a matéria. Alguém por favor me explica o que é a atriz rindo e fazendo pose enquanto um morador de rua está caído logo atrás dela? Isso foi proposital ou o fotógrafo não olhou ao redor? Qual a construção de sentido por trás dessa imagem? Não acredito na hipótese de o fotógrafo não ter reparado, porque enquadrar é escolher significados, informações, recortar a realidade. Que recorte, esse? Se a idéia era passar uma naturalidade, do tipo "as coisas estão no mundo", achei de péssimo gosto.
Se o link não funcionar, aqui vai a matéria:


Fernanda Torres revela que usou drogas durante anos

Fernanda Torres deu uma entrevista reveladora à revista “IstoÉ” desta semana ao falar abertamente sobre drogas. A atriz disse que usou substâncias proibidas durante anos, em especial a cocaína, que considera “o pior demônio”. “Comecei com a maconha e fui até o pó”. Fernanda escreveu a peça “Deus é química” em que trata do assunto. Hoje, felizmente, ela diz não usar mais drogas. “Parei. Faz um bom tempo. Acho que o que me bateu mais foi a saúde. Quando se é novo, queremos experimentar morrer. Quando olho para trás, penso: ‘Nossa, eu corri tantos riscos de morte na minha juventude’”. Fernanda diz que nunca subiu uma favela para comprar cocaína, mas seus pais sabiam que ela era uma usuária. “Meus pais sabiam de tudo: eles não deixavam usar drogas em casa. Sabiam que eu usava. Mas não se falava sobre isso, não se tocava no assunto. Eles eram uma espécie de freio mental.”

4 comentários:

Andre Luis Aquino disse...

Gostei muitissimo do seu Blog e do tema, pretendo voltar sempre.Visiti-me também, eu "conheci/descobri" o seu espaço na comunidade da Rita Apoena no orkut, abraços!

Anônimo disse...

Fotografia de super mau gosto, mas, ilustra bem a realidade da elite brasileira, a bela ex-viciada em drogas pousando de super heroína enquanto o passado dela ‘negro e jogado ao chão’ está atrás da mesma cocaleira com um sorriso amarelo estampado na cara.

um cara aí disse...

Nossa, quanto preconceito desse Wemersons. Além de não entender o que você escreveu,não sabe nada sobre drogas e acho que não sabe muito bem a importância da Fernanda Torres. Sobre a foto, que é o que importa, acho que é pra provocar esse tipo de discussão mesmo. E funcionou, não? As interpretações podem ser várias, até mesmo da virada que ela acha que deu na vida. Achei bem legal, a realidade incomoda mesmo, né querida?

Danyella Proença disse...

adorei ter aqui opiniões tão diversas :)

legal ter o olhar de um fotógrafo apontando possíveis sentidos :) é realmente difícil analisar, porque não sabemos se a foto foi tirada para a matéria em questão ou se pegaram fora de contexto, em algum banco de imagens do jornal. enfim...eu achei a composição tosca, de qualquer maneira, mas que funcionou como motor de debate..isso lá é verdade!

18 dias no Japão

Foram 18 dias de sonho e muitas caminhadas pelo Japão. Começamos por Tokyo, onde ficamos por 4 dias. A ideia era entrarmos em contato com c...