sábado, 5 de fevereiro de 2011

Do coração aberto pra 2011

O registro é um pouco fora de hora, atrasado, mas é que só agora parei para revisitar meu blog. O fato é que começo 2011 muito feliz e em paz, bem diferente do que foi o ano passado - como podemos ver pelos textos aí embaixo. É que ciclos importantes foram fechados. Defendi minha dissertação de mestrado, fui aprovada, deixei de ler praticamente só livros teóricos e me joguei na literatura "puro deleite", ouvi mais música...e, finalmente, concluí o ciclo "Braxília". Esse talvez tenha sido o acontecimento mais importante de 2010, e certamente um divisor de águas na minha vida.

Braxília foi para mim a materialização da tal coragem de pertencer ao desconhecido, de que eu tanto falei na minha dissertação. Terminei o filme depois de anos de uma jornada muito intensa, de incertezas, de dúvidas, de inquietações, angústias, conflitos, medos. Mas o resultado valeu. O filme foi exibido no dia 26 de novembro, no 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. E só quem cresceu aqui sabe o que significa, afetivamente, estrear um filme no espaço sagrado de memórias do Cine Brasília. Além disso, que já é por si só um presente, a exibição foi linda e única e catártica: vários braxilienses se reconhecendo na poesia do Nicolas Behr. Palmas durante o filme, risos, todo mundo cantando junto Travessia do Eixão enquanto corriam os créditos...coisas que eu nunca vou esquecer!! Só essa sessão incrível já me foi mais que mil prêmios, mas os deuses acharam por bem me dar mais: Braxília levou três Candangos - melhor roteiro, melhor curta pelo juri popular e o prêmio especial do juri.

E foi assim, com o coração na boca, que 2010 caminhou para o fim e eu entrei em 2011. Para completar, saí de férias com o Igor e fomos para o Uruguai (com alguns dias na Argentina). E a viagem teve a combinação carro na estrada+mar, que é para mim uma polaroid da felicidade, coisas que me dão uma sensação incrível de liberdade, força e plenitude. Então comecei o ano renovada, fortalecida e com uma respiração diferente, cuja música ainda não decifrei. Pode ser um compasso de quietude, pode ser uma pausa para novos vôos, um interlúdio, ainda não sei. Sei que estou feliz nesse "durante". E isso me é tudo, agora :)

Um comentário:

Patricia Dantas disse...

Que bom Danyellááá... muito feliz de te ver feliz... muito orgulhosa da minha amiga, da sua transformação e da sua abertura para esse ano que tem tudo para ser bem especial... entrar nele foi bem difícil para mim, mas um difícil bom... aquela sensação de que tudo que esperávamos tá chegando e o frio na barriga com o medo de não estarmos prontas.

Muito bom te encontrar na caótica Sampa em uma madruga de um dia qualquer... um "encontro casual não tão casual assim"... escrevi algo sobre isso em um dos meus blogs: http://euelaeamelie.blogspot.com/2011/04/encontraria-maga-tantas-vezes-bastara.html

Beijão
E a gente se encontra por aí...

18 dias no Japão

Foram 18 dias de sonho e muitas caminhadas pelo Japão. Começamos por Tokyo, onde ficamos por 4 dias. A ideia era entrarmos em contato com c...